Links de Acesso

Estados Unidos pedem desculpa à União Europeia por afirmação de diplomata


A diplomata norte-americana responsável pelos assuntos europeus Victoria Nuland pediu desculpas aos seus interlocutores da União Europeia pelos comentários por si proferidos, após ter sido colocado na Internet o registo de um suposto telefonema seu com o embaixador norte-americano na Ucrânia.

A voz feminina, supostamente de Victoria Nuland, refere-se a uma conversa, com recurso a um palavrão, sobre a resolução da situação na Ucrânia onde se falou sobre que líder da oposição será apoiado pelos Estados Unidos. A diplomata manifestou-se contra o líder ucraniano Vitaly Klitschko.

"Nós temos de fazer algo para fazer isso juntar-se, porque podes ter a certeza que se isso começar a ganhar altitude os russos vão começar a trabalhar nos bastidores para lançarem os seus torpedos", responde a voz masculina, atribuída ao embaixador Geoffrey Pyatt. O registo áudio foi colocado no YouTube sob o título "Maidan's puppet" ("Fantoches de Maidan", em referência à praça da capital ucraniana onde se centraram os protestos) e com legendas em russo.

Nuland "tem estado em contacto com os seus interlocutores da União Europeia e, claro, que pediu desculpa por estes referidos comentários", afirmou a porta-voz do departamento de Estado norte-americano, Jen Psaki, citada pelo "The Guardian". Apesar de não confirmar nem desmentir a autenticidade do registo de áudio, Psaki disse que caso a intercepção, gravação e divulgação do telefonema privado tenha sido efectuada pela Rússia "isso representaria uma descida de nível".
XS
SM
MD
LG