Links de Acesso

Estados Unidos e Índia importante assinam acordo militar


Secretário de Defesa, Mark Esper, e Secretário de Estado, Mike Pompeo, com seus homólogos indianos

Acordo dá à Índia acesso a dados topográficos e aeronáuticos considerados vitais para mísseis e drones armados

Os Estados Unidos e a Índia assinaram nesta terça-feira, 27, em Nova Delhi um pacto para compartilhar dados sigilosos de satélites e mapas.

O secretário de Estado americano Mike Pompeo afirmou os dois países têm que trabalhar juntos para confrontar a ameaça chinesa à segurança e à liberdade.

”Os nossos líderes e cidadãos veem com crescente clareza que o Partido Comunista Chinês não é amigo da democracia, do Estado de Direito, da transparência, nem da liberdade de navegação, a base de um Indo-Pacífico livre, aberto e próspero", disse Pompeo a repórteres em Nova Delhi.

Ele e o secretário de Defesa, Mark Esper, reuniram-se com os seus homólogos indianos nesta terça-feira.

O Acordo Básico de Intercâmbio e Cooperação em Cooperação Geoespacial (BECA) dá à Índia acesso a dados topográficos e aeronáuticos considerados vitais para mísseis e drones armados.

É o último dos quatro pactos que os dois países selaram nos últimos anos, estabelecendo as bases para um reforço significativo dea sua parceria militar.

O dialogo estratégico anual EUA-Índia ocorre num momento de tensão acentuada na região, onde soldados indianos confrontam forças chinesas na disputada fronteira do Himalaia.

Nova Déli foi a primeira paragem de uma viagem às quatro nações da Ásia que Pompeo disse que se concentrará nas "ameaças" representadas pela China.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG