Links de Acesso

Estados Unidos ameaçam suspender negociações sobre Síria


John Kerry telefonou Seguei Lavrov
John Kerry telefonou Seguei Lavrov

Em causa ataques do Governo sírio com apoio da Rússia na cidade de Aleppo.

Os Estados Unidos ameaçaram nesta quarta-feira, 28, interromper sua actividade diplomática com a Rússia na Síria e disseram que responsabilizam Moscovo pelo uso de bombas incendiárias na cidade de Aleppo.

Esta mensagem foi transmitida por telefone pelo secretário de Estado americano, John Kerry, ao ministro russo das Relações Exteriore, Sergei Lavrov.

Kerry expressou uma "preocupação grave" com o ataque aéreo e terrestre do Governo sírio, com apoio da Rússia, a áreas controladas por rebeldes em Aleppo, maior cidade da Síria.

Uma fonte da Administração Obama que falou sob anonimato admitiu que essas acções podem dar origem a acusações de crimes de guerra contra os russos.

Bombardeamentos de aviões de guerra russos ou sírios impediram um hospital de Aleppo de maner as portas abertas hoje, ao mesmo tempo que forças terrestres intensificaram um ataque ao sector da cidade controlada por rebelled.

Os governos da Síria e Rússia afirmaram que apenas perseguiram militantes do Estado Islâmico e de outros grupos.

O colapso de um cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos e Rússia no dia 19 de Setembro e a intensificação dramática da ofensiva do Governo sírio em Aleppo obrigaram autoridades americanas a reconsiderar o que podem tentar fazer para deter a violência.

XS
SM
MD
LG