Links de Acesso

Estado americano do Colorado liberaliza venda de cannabis


Os moradores das cidades do Estado podem comprar até cerca de 30 gramas e as pessoas que moram fora do Colorado têm acesso a um pouco mais de 7 gramas.

O ano de 2014 no Estado americano de Colocado começou com a festa da indústria da cannabis, conhecido por maconha e marijuana entre outros nomes, num bar em Denver. Pela primeira vez, os consumidores daquela droga puderam comprar legalmente o produto para fins recreativos.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:03 0:00
Faça o Download

A primeira pessoa a comprar a droga foi Sean Azzarti, um veterano de guerra no Iraque que diz sofrer de stress pós-traumático em consequência da guerra. Afirma ter comprado cannabis para controlar os sintomas da doença.

"Comprei cannabis para uso recreativo para me ajudar a aliviar o stress pós-traumático. É um trampolim para outros estados ajudarem outros veteranos também", disse.

Cynthia Johnston, activista da liberalização do draga, considera a medida uma vitória.

"Nós ganhamos. E estou orgulhosa pelo facto de Colorado ser o primeiro no país. A proibição é coisa do passado”, disse.

Medida semelhante deve entrar em vigor no Estado de Washington ainda neste ano.

Segundo a nova lei no colorado, a cannabis será vendida como bebida alcoólica.

Os moradores das cidades do Estado poderão comprar até cerca de 30 gramas e as pessoas que moram fora do Colorado poderão comprar um pouco mais de 7 gramas.

A maconha só poderá ser fumada em ambientes privados e com a permissão dos proprietários.

A venda da droga está sujeita a impostos, da mesma forma que as bebidas alcoólicas, e as autoridades estaduais afirmam que esperam arrecadar milhões de dólares.

Os primeiros 40 milhões de dólares serão destinados à construção de escolas.

Enquanto os activistas celebram a vitória, os críticos da lei afirmam que ela envia uma mensagem errada para os jovens e temem que a liberação da venda da droga cause problemas de saúde e sociais.

O Uruguai foi o primeiro país a autorizar a venda legal de cannabis, em Novembro passado.
XS
SM
MD
LG