Links de Acesso

Entra em vigor acordo monetário entre Angola e Namíbia


Kwanzas
Kwanzas

Kwanza e dólar namibiano passam a ser trocados nas localidades fronteiriças de Santa Clara e Oshikango.

Entrou em vigor nesta Quinta-feira, 18, o acordo monetário entre o Banco Nacional de Angola e o Banco da Namíbia, que visa facilitar o câmbio directo nas moedas dos dois países.

Assinado em Setembro do ano passado, o acordo permite a conversão entre o kwanza e dólar namibiano nas cidades fronteiriças de Oshikango e Santa Clara.

A directora do Departamento de Controlo Cambial do Banco Nacional de Angola Marilia Possas disse á Radio Mais em Luanda que os cidadãos angolanos poderão comprar a moeda namibiana em qualquer banco ou casa de câmbio na região apontada desde que viajem para a Namíbia por via terrestre.

Os cidadãos maiores de 18 anos poderão trocar até 500 mil Kwanzas e os de menor idade 150.

Os bancos nacionais de Angola e da Namíbia vão divulgar diariamente a taxa de câmbio das moedas dos dois países, que vão passar a ser aceites para trocas nas localidades fronteiriças de Santa Clara e Oshikango.

A medida está prevista num acordo bilateral de conversão monetária assinada em Setembro de 2014 entre os dois bancos centrais, com o qual o kwanza angolano e o dólar namibiano passam a ser transaccionados nos dois lados da fronteira, no sul de Angola.

XS
SM
MD
LG