Links de Acesso

Encontrado corpo de Sofrimento Matequenha, ex-deputado da Renamo


Sofrimento Matequenha, screengrab Carta de Moçambique
Sofrimento Matequenha, screengrab Carta de Moçambique

O corpo de Matequenha foi descoberto por camponeses, que informaram aos familiares que o ex-deputado apresentava sinais de tortura 

O ex-deputado moçambicano Sofrimento Matequenha, sequestrado há mais de uma semana, foi encontrado morto numa mata do interior da província de Manica, contaram à VOA neste domingo, 27, familiares.

O corpo do politico foi encontrado em Pindanganga, distrito de Gondola, numa zona que é palco de confrontos entre as Forças de Defesa e Segurança (FDS) e os dissidentes da Renamo, a autoproclamada Junta Militar.

O local referido fica a cerca de 60 quilómetros de onde foi reportado o sequestro do também ex-delegado da Renamo em Manica.

O corpo de Matequenha foi descoberto por camponeses, que informaram aos familiares que o ex-deputado apresentava sinais de tortura.

“Recebemos (no sábado) informações que na quinta-feira (24) foi descoberto um corpo, que estava de calcões, com os pés inchados - sofreu bastante, foi castigado, foi torturado - e as características que me deram coincidiam com as do meu pai” explicou à VOA, Almirante Matequenha, o filho do político.

Após a denúncia, a filha do antigo deputado foi enviada para o local com uma fotografia, o “que viria a se confirmar que era o corpo do meu pai”, disse Almirante.

Quando os camponeses encontraram o corpo procuraram por familiares e, não tendo encontrado, enterraram o corpo” num cemitério, acrescentou o filho do politico.

A família, disse, pretende realizar um funeral digno.

O corpo de Matequenha foi encontrado numa zona com forte presença das Forças de Defesa e Segurança, o que leva a família a ter receio de exumar sem a presença policial.

“Pedimos a quem de direito para nos fazer chegar à zona” disse Lurdes Inácio, esposa do politico.

Sofrimento Matequenha foi raptado, por homens com farda da Polícia, na sua residência, no bairro Nhamaonha, cidade de Chimoio, no domingo, 13 de dezembro, disseram os seus familiares.

XS
SM
MD
LG