A bananeira decapitada é quase inútil, um incómodo para o agricultor que tem de a arrancar e colocar as suas partes desmembradas como cobertura vegetal.
Empresa ugandesa transforma resíduos de banana em artesanato
Uma empresa do Uganda está a comprar caules de bananeira num negócio que transforma a fibra em artesanato atraente. A ideia é inovadora e sustentável neste país da África Oriental que é literalmente uma república das bananas

1
Beatrice Namawejje, funcionária de marketing e vendas da TEXFAD, exibe produtos de fibra de bananeira num showroom em Kira, distrito de Wakiso, Uganda, 20 de setembro de 2023.

2
Anathole Kisakye, um funcionário, extrai fios de fibra de banana utilizando uma máquina da oficina da Tupande Holdings Ltd, na aldeia de Kiwenda, Busukuma, distrito de Wakiso. Uganda, 20 de setembro de 2023.

3
Derick Nsembe descasca um caule de banana de onde são extraídos os fios de fibra de banana na oficina da Tupande Holdings Ltd., na aldeia de Kiwenda, Busukuma, distrito de Wakiso. Uganda, 20 de setembro de 2023.

4
Uma agricultora corta uma bananeira, na sua quinta, na aldeia de Kiwenda, Busukuma, distrito de Wakiso, Uganda, 20 de setembro de 2023.