Links de Acesso

Embaixador russo na ONU nao descarta guerra se EUA atacarem a Síria


Vassily Nebenzia fala a jornalistas
Vassily Nebenzia fala a jornalistas

Vassily Nebenzia disse que qualquer ameaça de guerra é uma violação daCarta da ONU

O embaixador russo nas Nações Unidas, Vassily Nebenzia, pediu nesta quinta-feira (12) que os Estados Unidos e seus aliados se abstenham de uma acção militar contra a Síria em resposta a um suposto ataque de armas químicas do regime de Bashar al-Assad na cidade de Duma.

Ele acrescentou que "a prioridade imediata é evitar o perigo de guerra".

“Não podemos excluir nenhuma possibilidade, infelizmente, porque vimos mensagens vindas de Washington. Elas eram muito belicosas”, disse Nebrnzia quando questionado por repórteres se se referia a uma guerra entre os Estados Unidos e a Rússia.

"Eles sabem que estamos lá, gostaria que houvesse diálogo através dos canais apropriados para evitar desenvolvimentos perigosos", acrescentou Nebenzia, para quem "o perigo de escalada é maior do que simplesmente a Síria porque nossos militares estão lá ... Então a situação é muito perigosa."

Violação

O diplomata também defendeu que a mera ameaça de um ataque por parte dos Estados Unidos é uma "clara violação" da Carta da ONU.

"Esperamos que haja um ponto de retorno, que os Estados Unidos e os seus aliados desistam de uma acção militar contra um Estado soberano", sublinhou Nebenzia.

Os Estados Unidos acusam o regime do Presidente da Síria, Bashar al Assad, aliado de Kremlin, de ser responsável pelo ataque.

A Síria e a Rússia negam que tenham usado armas químicas.

XS
SM
MD
LG