Links de Acesso

Embaixador dos EUA em Maputo apela ao respeito pela Constituição


 Douglas Griffiths
Douglas Griffiths

O embaixador dos Estados Unidos em Maputo condenou ontem, 9, o uso de violência para alcançar o poder político e apelou ao diálogo e o respeito da Constituição para a manutenção da paz em Moçambique.

Douglas Griffiths, que falava em Vanduzi, província de Manica, centro de Moçambique, apelou ao respeito pela democracia.

“A nossa perspectiva é de Direito Constitucional, e a Constituição moçambicana é clara. Se temos uma eleição, e se várias pessoas tiverem dúvidas sobre os resultados têm instituições para fazer queixas”, precisou Douglas Griffiths, admitindo que as instituições do Estado têm estado a fazer o seu trabalho, de acordo com a imprensa moçambicana.

O diplomata falava durante uma visita do embaixador dos Estados Unidos para as Agências da ONU para a Alimentação e Agricultura, David Lene.

Recorde-se que o presidente da Renamo Afonso Dhlakama recusa aceitar os resultados eleições, mesmo depois do Conselho Constitucional ter rejeitado o recurso a pedir a anulação do pleito de 15 de Outubro.

Dhlakama, que ontem regressou a Maputo depois de uma semana no centro e norte do país, reiterou a sua proposta de criação de um Governo de gestão.

Na semana passada, o presidente da Renamo defendeu inclusive que deve ser ele a presidir Moçambique ou pelo menos as províncias em que ele ganhou nas eleições de Outubro.

XS
SM
MD
LG