Links de Acesso

Embaixador americano diz estar orgulhoso “de apoiar o compromisso de Angola de erradicar a corrupção”


Tulinabo Mushingi, embaixador dos Estados Unidos em Angola, na cerimónia de celebração do Dia da Independência, Luanda, 4 Julho 2023
Tulinabo Mushingi, embaixador dos Estados Unidos em Angola, na cerimónia de celebração do Dia da Independência, Luanda, 4 Julho 2023

Tulinabo Mushingi apresentou as sete prioridades para o fortalecimento das relações entre o seu país e Angola para os próximos anos.

O embaixador dos Estados Unidos da América em Angola e São Tomé e Príncipe definiu nesta terça-feira, 4, em Luanda, sete prioridades para o fortalecimento das relações entre o seu país e Angola nos próximos anos.

Embaixador americano em Luanda detalha prioridades nas relações bi-laterais -2:29
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:29 0:00


“As prioridades na construção um futuro sem barreiras em Angola são: fortalecer a diplomacia comercial, a segurança e a boa governação; melhorar o clima de negócios; promover intercâmbios bidireccionais povo a povo; apoiar os esforços na promoção da transparência para combater a corrupção; promover a liberdade de imprensa e apoiar a democracia de Angola, incluindo as eleições autárquicas”, anunciou Tulinabo Mushingi.

No discurso que pronunciou por altura das celebrações do 247º aniversário dos Estados Unidos da América, o diplomata sublinhou os vários investimentos americanos em Angola e destacou que o seu Governo pretende financiar, com um montante de 250 milhões de dólares norte-americanos, o Corredor do Lobito, por ele descrito como um dos projectos de infraestruturas mais importantes de Angola em termos estratégicos.

“Este será o maior e primeiro investimento da DFC em Angola e o seu primeiro investimento num projeto ferroviário em África” , sublinhou o embaixador americano.

Mushingi lembrou outros investimentos americanos, nomeadamente, no domínio energia renovável acessível através das centrais fotovoltaicas de Baía Farta e Biópio em Benguela e entrada para o mercado angolano o novo operador de telemóveis Africell que, segundo afirmou, já tem mais de 7,5 milhões de clientes e mais de 250 mil agentes do seu novo programa, Afrimoney.

O embaixador destacou que a parceria entre os EUA e Angola cresceu bastante, “reflectindo o reconhecimento dos nossos líderes de que juntos, podemos produzir resultados positivos para os nossos povos”.

Entrevista com Tulinabo S. Mushingi: "Investimento do sector privado americano em Angola impulsiona relações Washington - Luanda"
please wait

No media source currently available

0:00 0:21:07 0:00

Tulinabo Mushingi aproveitou para agradecer os diversos parceiros do seu Governo pelos esforços “para construir pontes para um futuro brilhante” e que “fazem enormes contribuições para a economia angolana.”

“Os nossos parceiros de longa data, a Chevron e a ExxonMobil sustentam dezenas de milhares de empregos em Angola. Os nossos novos parceiros, como Africell, Gates Air, Quanten, Sun Africa, e Acrow Bridge, estão a trabalhar nas áreas como digitalização das redes de telecomunicações, formas de energia limpa, e infraestruturas” destacou o representante do Governo EUA em Angola e São Tomé .

O diplomata americano expressou o orgulho do seu país “de apoiar o compromisso de Angola de erradicar a corrupção” tendo também destacado a cooperação, que “continua a crescer” entre Angola e os EUA em matéria de segurança.

“Ao trabalharmos juntos, criaremos uma Angola e uma Região Atlântica mais segura, para construir pontes para um futuro mais seguro para todos. Os Estados Unidos reconhecem a liderança de Angola na construção da paz e estabilidade regional transatlântica. O objectivo é proteger os nossos povos contra ameaças, quer de de saúde publica, instabilidade política ou terrorismo”, disse.

Ao longo do seu discurso, Tulinabo Mushingi afirmou que Angola e os EUA também partilham o compromisso de proteger o ambiente natural.

“É por isso que estamos a criar oportunidades económicas no delta do Okavango, preservando ao mesmo tempo a sua biodiversidade. Juntos, trabalhamos construindo pontes para um futuro melhor”, concluiu o embaixador americano na cerimónia na Embaixada dos EUA em Luanda, em que estiveram presentes representantes do Governo, diplomatas, elementos da sociedade civil.

Fórum

XS
SM
MD
LG