Links de Acesso

Embaixada da Ucrânia pede encontro com Lula da Silva depois dele criticar Zelenskyy


Lula da Silva, antigo Presidente brasileiro e candidato, Lula da Silva, 2022

Lula da Silva diz que Presidente da Ucrânia é tão responsável como Putin pela guerra

A Embaixada da Ucrânia no Brasil anunciou que vai marcar um encontro com o antigo Presidente brasileiro Lula da Silva para informar o pré-candidato presidencial sobre a guerra na Ucrânia, depois de Lula ter dito numa entrevista à revista americana Time que o Presidente ucraniano é tão responsável como o seu homólogo russo.

Na entrevista, o antigo Presidente afirmou que Volodymyr Zelenskyy “quis a guerra” e sublinhou que poderia ter agido de maneira diferente, a fim de evitar o conflito.

“Esse cara é tão responsável quanto o Putin. Ele é tão responsável quanto o Putin. Porque numa guerra não tem apenas um culpado”, afirmou o também pré-candidato presidencial.

“Ele quis a guerra. Se ele [não] quisesse a guerra, ele teria negociado um pouco mais. É assim. Eu fiz uma crítica ao Putin quando estava na Cidade do México, dizendo que foi errado invadir. Mas eu acho que ninguém está procurando contribuir para ter paz. As pessoas estão estimulando o ódio contra o Putin. Isso não vai resolver. É preciso estimular um acordo", afirmou o antigo Presidente à revista.

Na nota divulgada nesta quarta-feira, 4, a embaixada diz que Lula da Silva está “mal informado sobre os motivos da guerra da Rússia contra a Ucrânia”.

Por isso, a “embaixada planeia solicitar formalmente uma audiência do estimado ex-Presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva com o Encarregado de Negócios da Ucrânia no Brasil Senhor Anatoliy Tkach para esclarecer a posição da Ucrânia”.

Depois de 2 meses em bunker numa fábrica, ucranianos encontram refúgio em Zaporizhzhia
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:41 0:00

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG