Links de Acesso

EUA: Irão nuclear é problema delicado na campanha eleitoral


Presidente Barack Obama (D) e o candidato republicano Mitt Romney
Presidente Barack Obama (D) e o candidato republicano Mitt Romney

Barack Obama e Mitt Romney consideram que o programa nuclear iraniano é uma ameaça aos interesses dos Estados Unidos.

O programa nuclear iraniano tem estado nos desafios enfrentados pelas últimas quatro administrações dos Estados Unidos. O tema tem sido um ponto de debate pelos candidatos às presidenciais de 2012.

O candidato republicano Mitt Romney criticou o Presidente Obama por ser demasiado brando para com Teerão, mas a administração Obama contesta tal asserção destacando que as sanções internacionais impostas foram formuladas por Washington.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:35 0:00
Faça o Download

O antigo governador de Massachusetts e candidato presidencial Republicano, Mitt Romney não acredita que o presidente Barack Obama tenha o suficiente para impedir o Irão de produzir uma arma nuclear.

“Desde o inicio que penso que um dos desafios que temos tido com o Irão é que eles vêm que esta administração não suficientemente enérgica como seria de esperar”.

Durante o terceiro de ultimo debate, o presidente Obama defendeu a sua actuação.

“Enquanto for presidente dos Estados Unidos, o Irão não vai ter uma arma nuclear. Declarei isto logo que cheguei à Casa Branca”.

Mitt Romney considera no entanto que os Estados Unidos devem fazer mais do que têm feito até agora.

Os dois candidatos consideram que o programa nuclear iraniano é uma ameaça aos interesses dos Estados Unidos.

O analista Ari Ratner, do Projecto Truman sobre Segurança Nacional, refere que, por natureza a política externa americana é bi partidária, e impedir o Irão de obter armas nucleares é um exemplo claro.

“Os interesses nacionais americanos não mudam muito de uma administração para outra. Muitas das críticas de Romney a Obama não passam de tentativa de impressionar, de desejar mostrar-se forte”.

Os Estados Unidos e os seus aliados rejeitaram a exigência do primeiro-ministro israelita de impor condições ao programa nuclear iraniano.

Na Assembleia Geral da ONU, Netanyahu fez isso exactamente sublinhando que o próximo passo será um ataque militar contra as instalações nucleares de Teerão.

O Irão tem ameaçado retaliar contra qualquer ataque, e Mitt Romney manifesta-se contra a administração Obama por não dizer claramente que Washington vai apoiar Israel se este for atacado, ao que o presidente deixou bem claro que os Estados Unidos não vão abandonar o seu aliado de longa data.

Na intervenção perante a Assembleia Geral das Nações Unidas, Obama afirmou permanecer comprometido com os mecanismos diplomáticos, económicos e políticos, mas que poderá explorar o que definiu como sendo uma multiplicidade de opções no caso de Teerão não vergar.
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:35 0:00
Faça o Download
XS
SM
MD
LG