Links de Acesso

Donald Trump congratula-se com crescimento da economia


Trump falou a jornalistas na Casa Branca
Trump falou a jornalistas na Casa Branca

Aumento de 4,1 por cento no segundo trimeste é o mais alto desde 2014

O Presidente americano Donald Trump elogiou o forte desempenho da economia do segundo trimestre e afirmou que os Estados Unidos estão no caminho para atingir a maior taxa de crescimento anual em mais de 13 anos".

A economia americana cresceu a uma taxa anual de 4,1% no segundo trimestre, no ritmo mais rápido desde 2014, revelou nesta sexta-feira, 27, o Ministério de Comércio.

Em declarações a jornalistas na Casa Branca, Trump afirmou que à medida que os acordos vão sendo refeitos a taxa de crescimento da economia irá aumentar.

Trump acrescentou ainda que a economia está numa faixa de crescimento de mais de três por cento este ano, e observou que cada ponto percentual "significa aproximadamente três trilhões de dólares e 10 milhões de empregos".

No começo da semana, Trump publicou em sua conta particular no Twitter que os Estados Unidos têm "os melhores números financeiros do planeta".

Trump aposta que o crescimento dos EUA irá acelerar sob suas políticas econômicas, que incluem cortes tributários, desregulamentações e uma reforma comercial global.

Analistas alertam, entretanto, que o ritmo de crescimento de abril a junho é insustentável porque decorre de factores temporários.

Esse crescimento, por exemplo, foi impulsionado pelo avanço do consumo e pelos produtores de soja que fizeram vendas antecipadas para a China, antes da entrada em vigor das taridas em vigor desde o início de Julho.

A Moody's projecta crecimento de 3% no ano fechado de 2018 e de 2,6% em 2019.

Para 2020, porém, as estimativas são de aumento de apenas 0,9%.

XS
SM
MD
LG