O Presidente americano assinalou nesta segunda-feira, 11, o 16 º aniversário dos ataques terroristas contra os Estados Unidos, exacatamente às 8:40, hora em que o primeiro avião embateu-se contra o edifício do World Trade Center, em Nova Iorque.
"O horror e a angústia daquele dia sombrio estão na nossa memória para sempre", disse Donald Trump numa cerimónia no Pentágono, acrescentando que “lamentamos a perda deles, os honramos e prometemos nunca, jamais esquecê-los".
Em Nova Iorque, uma cerimónia marcou o dia com um minuto de silêncio em memória às cerca de três mil vítimas dos ataques, seguido da leitura dos seus nomes.
Na cerimónia, o secretário de Defesa Jim Mattis reiterou que “a nossa nação uniu-se” com o “heroísmo e a compaixão sem fim deles”.
Por seu lado, o vice-presidente Mike Pence preside a meio da manhã uma cerimónia similar em Shanksville, na Pensilvânia, onde outro avião sequestrado caiu depois de 37 passageiros terem atacado os terroristas na cabine para tentar controlar o avião.