Pelo menos 74 pessoas foram mortas no Estado de Benue, na Nigéria, em dois ataques de homens armados nesta semana, disseram autoridades locais e a polícia neste sábado, 8.
A porta-voz da polícia do Estado de Benue, Catherine Anene, disse que 28 corpos foram recuperados num acampamento para deslocados internos na área de Mgban entre a noite de sexta-feira e a manhã deste sábado, 8.
Por agora, desconhece-se quem começou o ataque mas testemunhas disseram que homens armados chegaram e começaram a atirar, matando várias pessoas.
O ataque seguiu-se a um incidente separado no mesmo Estado na quarta-feira, 6, no remoto vilarejo de Umogidi, quando supostos pastores mataram moradores durante um funeral, segundo disse Bako Eje, presidente de Otukpo, à Reuters.
Estes são os mais recentes confrontos numa área onde a violência entre pastores e agricultores é comum .
A violência aumentou nos últimos anos à medida que o crescimento populacional leva a uma expansão da área dedicada à agricultura, deixando menos terra disponível para pastagem aberta pelos rebanhos de gado dos nômades.
Em comunicado, o presidente Muhammadu Buhari, disse hoje condenar "o recente ataque de assassinatos no Estado de Benue, no qual dezenas de pessoas foram mortas na comunidade de Umogidi" e instruiu as forças de segurança a aumentar a vigilância nas áreas afectadas.
C/Reuters
Fórum