Links de Acesso

Diretor-geral da OMS diz que "todos os cenários estão sobre a mesa" devido ao coronavírus


Tedros Adhanom Ghebreyesus
Tedros Adhanom Ghebreyesus

Os últimos dados fornecidos pela China sobre pessoas infetadas com o novo coronavírus indicam um declínio em novos casos, mas “todos os cenários ainda estão sobre a mesa” em termos da evolução da epidemia, advertiu o diretor daOrganização Mundial da Saúde (OMS) nesta segunda-feira, 17.

Tedros Adhanom Ghebreyesus disse em conferência de imprensa em Genebra que o relatório detalhado da China sobre mais de 44 mil casos confirmados forneceu informações sobre a faixa etária das infeções, gravidade da doença e taxas de mortalidade.

Por seu lado, Mike Ryan, chefe do programa de emergências da OMS acrecentou que “a questão real é se vemos uma transmissão eficiente em comunidade fora da China mas, no momento, não.”

A especialista da OMS Sylvie Briand revelou na conversa com os jornalistas estar a trabalhar em estreita colaboração com as autoridades japonesas e o médico-chefe do navio Diamond Princess, atracado em Yokohama, sobre as infeções e a retirada de passageiros, acrescentando que “nosso foco está no nosso objetivo de saúde pública de conter o vírus e não conter as pessoas”.

Entretanto, ainda hoje o jornal estatal chinês "People's Daily informou que um diretor de um hospital em Wuhan, na China, morreu devido ao novo coronavírus.

Liu Zhiming, que trabalhava no hospital Wuchang, é o primeiro diretor de hospital a morrer por causa da doença, que já deixou 1.772 mortos e teve 70.635 casos registados na China.

XS
SM
MD
LG