Links de Acesso

Diplomatas americanos avistam-se em Luanda com Manuel Vicente


Vice presidente angolano Manuel Vicente
Vice presidente angolano Manuel Vicente

Para sexta-feira os representantes americanos tem encontro previsto com Presidente da UNITA

Dois destacados diplomatas americanos mantiveram quinta-feira encontros com entidades oficiais angolanas e ainda com empresários no início de uma viagem de dois dias que segundo a embaixada americana visa “elevar” as relações entre os dois países.
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:53 0:00
Faça o Download

Linda Thomas-Greenfield, Secretária de Estado Assistente para os Assuntos Africanos, e o Senador Russel Feingold, Enviado Especial do Presidente Barack Obama para a região dos Grandes Lagos, encontraram-se primeiro com o ministro das relações exteriores George Chikoty e depois com o vice presidente angolano Manuel Vicente.

Os dois diplomatas tinham chegado pouco antes à capital angolana. Em declarações breves a jornalistas Thomas-Greenfield disse que tencionava discutir com as autoridades angolanas as suas impressões e opiniões sobre a situação em diversos países africanos e ouvir a opinião das autoridades angolanas sobre as mesmas.

Um dos países em discussão terá sido a Republica Centro Africana. Angola recusou recentemente um pedido pra enviar forças para esse país como parte de uma força internacional.

Outra questão que analistas dizem deverá ter sido discutida é se o presidente angolano José Eduardo dos Santos vai participar da cimeira EUA/África, que o presidente Barack Obama realiza, em Washington, no próximo mês de Agosto

Para quarta-feira estava programado ainda um encontro com a comunidade empresarial numa das unidades hoteleiras da capital Angola.

Sexta-feira está previsto um encontro com o presidente da UNITA que surge apenas um dia depois do secretariado Executivo do Comité Permanente da UNITA ter acusado países nâo identificados de privilegiarem “cum comportamento mercantilista para com Angola”.
XS
SM
MD
LG