Links de Acesso

Dhlakama admite que a paz está próxima


Líder da Renamo diz estar em contacto com Filipe Nyusi
Líder da Renamo diz estar em contacto com Filipe Nyusi

Promete declarar fim da guerra se houver um consenso com o Governo

O presidente da Renamo admitiu anunciar uma trégua definitiva a partir do dia 5 de Maio se houver um consenso com o Governo, com garantias de segurança.

Afonso Dhlakama disse que "a guerra está no fim" numa teleconferência com jornalistas na cidade de Chimoio, na província de Manica.

"Voltaremos a abraçar nossas famílias, circular pelas estradas, visitar nossos familiares e trabalhar para produzir. Isso é que nós desejamos", garantiu Afonso Dhlakama, adiantando ter "mantido contactos com o meu irmão Filipe Nyusi".

Esses contactos, continuou Dhlakama, são "para ver se encontramos uma saída para a paz efectiva porque não queremos ver mais sangue".

O presidente da Renamo reiterou que só voltará à vida política activa se houver garantias de segurança.

"Caso contrário continuarei aqui nas matas de Gorongosa para onde me refugiei e me encontro bem de saúde", acrescentou.​

Dhlakama afirmou que o partido vai preparar-se para as eleições e que o objectivo é ganhar.

"Vamos concorrer e prometemos ganhar porque o povo está connosco. Queremos governar democraticamente este país", concluiu o presidente da Renamo.

O anúncio de Dhalakama acontece días depois de a governadora de Sofala, Helena Taipo, ter pedido ao pai do presidente da Renamo, o régulo Mangude, para interceder junto do filho para que declare o fim da guerra.

Na altura, o régulo Mangude disse que não sabia se poderia ajudar.

XS
SM
MD
LG