Links de Acesso

Dezoito pessoas morrem em acidente de viação em Benguela


Sobreviventes de um acidente que fez 18 mortos em Benguela no Hospital Geral de Benguela.

Excesso de velocidade é apontada como a principal causa do acidente por sobreviventes

Dezoito pessoas morreram e nove ficaram feridas num acidente de viação ocorrido nesta quarta-feira, 3, na estrada nacional que liga as províncias angolanas da Huíla e Benguela, informou a Polícia.

Dezoito mortos em acidente de viação em Benguela - 2:18
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:18 0:00

A caminho de Luanda, os cerca de 30 passageiros viram interrompida a viagem no município de Caimbambo, em Benguela, quando o mini-autocarro em que seguiam embateu contra veículos pesados que se encontravam estacionados.

A estrada requer de facto muito cuidado, sobretudo à noite, por causa dos animais que passam por aí. É importante que os automobilistas, por causa da escuridão, tenham em conta os sinais […]
Francisco Tchango, superintendente chefe da Polícia de Viação e Trânsito

Uma equipa de investigação da polícia está à procura das causas do acidente ocorrido numa via sem iluminação e com muito movimento de animais, mas quem sobreviveu, como é o caso de Albina Katombela, fala em excesso de velocidade.

Fora de perigo, ela conversou com a VOA no Hospital Geral de Benguela, para onde foram transferidos os feridos, por volta das duas horas da manhã, quase três após o embate.

Sobreviventes de um acidente que fez 18 mortos em Benguela no Hospital Geral de Benguela.
Sobreviventes de um acidente que fez 18 mortos em Benguela no Hospital Geral de Benguela.

"O caso é mesmo excesso de velocidade, por isso batemos contra um camião estacionado ao lado da estrada. Vínhamos do Lubango, foi antes de Catengue, eram 24 horas’’, conta Katombela, ao lado de uma senhora que disse ter perdido o sobrinho no acidente que deixou o carro ‘’completamente destruído’’.

O enfermeiro Octávio Luís, chefe de turno, diz que há apenas um paciente em estado crítico, que terá de ser dirigido ao bloco operatório.

"Deram entrada nove pacientes, sendo que quatro tiveram internamento, e há um em estado crítico, vai ao bloco e depois veremos. Os outros estão fora de perigo, estão razoáveis’’, explica o técnico de saúde.

No regresso do local, o superintendente chefe Francisco Tchango, da Polícia de Viação e Trânsito, ainda sem as causas, apontava pontos críticos a ter em atenção na estrada nacional número 105.

"Daí que seja importante aguardar por este relatório. Mas a estrada requer de facto muito cuidado, sobretudo à noite, por causa dos animais que passam por aí. É importante que os automobilistas, por causa da escuridão, tenham em conta os sinais, os que indicam a existência de obstáculos e regulam a velocidade’’, apela o oficial superior.

Um dos sobreviventes, em tratamento na comuna de Catengue (Caimbambo), a 60 quilómetros da cidade de Benguela, é o motorista do mini-autocarro.

Entre as vítimas estão homens, mulheres e crianças.

Leia e veja também:

Lixo em Benguela ainda sem solução

Benguela: Procuradoria diz que fala-se de corrupção mas não há queixas oficiais

Denunciado em Benguela esquema de venda de bilhetes de comboio
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:40 0:00

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG