Links de Acesso

Detidas sete feministas sauditas, diz Humans Right Watch


As autoridades sauditas anunciaram neste sábado, 19 de Maio, a detenção de sete conhecidas defensoras dos direitos das mulheres, a poucas semanas de o reino retirar a proibição para que as mulheres possam conduzir.

Sem identificar as detidas, os serviços de segurança da Arábia Saudita afirmaram que sete pessoas foram presas por "tentativa de perturbar a segurança e a estabilidade do reino (...) e desgastar a unidade nacional".

As detidas enfrentam acusações que incluem "contactos suspeitos com grupos estrangeiros" que fornecem apoio financeiro a "elementos hostis do exterior".

Esta operação acontece antes de o reino retirar, a 24 de junho, a proibição às mulheres de conduzir. Recentemente foi advertido que Riad não toleraria que ninguém pressionasse para que se realizem mudanças fora da sua autoridade.

Embora as razões por trás das detenções não estejam claras, activistas disseram à organização não governamental Human Rights Watch (HRW) que em Setembro de 2017 "o tribunal real havia ligado para as activistas mais conhecidas do país (...) e advertiu que não falassem com a imprensa".

"Essas chamadas foram feitas no mesmo dia em que as autoridades anunciaram que retirariam a proibição de conduzir", indicou a HRW.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG