Links de Acesso

Desmobilizados das FAPLA começam a receber subsídios na Huíla


Veteranos aguardam
Veteranos aguardam

Processo abrange nesta primeira fase cinco mil antigos militares do MPLA, a UNITA diz aguardar

Desmobilizados de guerra das extintas Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA), antigo braço armado do governo do MPLA, começaram a receber os respectivos subsídios de desmobilização.

Veteranos das FAPLA começam a receber subsidios na Huíla - 2:12
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:12 0:00

O processo iniciado no dia 12 terá, nesta primeira fase,a duração de 90 dias e abrange cerca de cinco mil antigos militares das categorias de sargentos e soldados cadastrados entre 2002 e 2015.

O valor do subsídio equivale em kwanzas no câmbio oficialentre os 1.050 e os 2.220 dólares norte-americanos.

Os beneficiários fazem contas à vida com o dinheiro a receber.

Gabriel Chimanda espera investir na compra de gado.

”Eu estou no mato no Dongo pelo menos vou comprar boi, estou a cultivar, estou inscrito numa cooperativa e vou começar a trabalhar normalmente”, diz Chimanda.

Outro beneficiário é Daniel Álvaro que, nos múltiplos problemas que diz acumular, vai priorizar a formação dos filhos.

“Este ano o meu filho ingressou no Mandume (faculdade) e não tenho como fazer. Tenho logo outros que seguem, um está a fazer o ensino médio o outro vai entrar no próximo ano. É o futuro para os meus filhos e tenho que ajudá-los a formar. Perdi a minha juventude na tropa e talvez com este dinheiro eu possa ajudá-los a avançar um pouco mais”, espera Álvaro.

O processo está a ser conduzido pela Equipa Técnica do Gabinete de Atendimento e Gestão dos Assuntos dos ex-militares.

UNITA aguarda

O major Raúl Graça do Distrito de Recrutamento e Mobilização Militar da região Sulreconhece a sensibilidade deste processo.

“Trata-se de uma franja de população muito sensível de um lado, e do outro lado tratam-se de valores financeiros e temos que ter todo o cuidado em tratar o assunto”, explica.

O processo de reintegração de antigos militares quer das extintas FAPLA e das FALA, antigo braço armado da UNITA, tem sido apontado como um dos pontos sensíveis da reconciliação nacional.

Contactado pela VOA,a UNITA na Huíla diz estar a acompanhar com atenção o processo e espera pela implementação das fases seguintes de pagamento de subsídios a antigos oficiais militares.

XS
SM
MD
LG