Links de Acesso

Deputados da UNITA pedem a saída do governador da Lunda Norte


Ernesto Mwangala, governador da Lunda Norte
Ernesto Mwangala, governador da Lunda Norte

Apelam ao PR que afaste Ernesto Mwangala devido ao "caos" na região mineiro de Cuango

A delegação de deputados da UNITA que visitou a região mineira de Cuango, na província da Lunda Norte, para constatar mortes de crianças por uma doença não identificada pede que o Presidente da República demita o governador Ernesto Mwangala.

UNITA pede demissão do governador da Lunda Norte - 2:20
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:20 0:00

Os parlamentares do principal partido da oposição concluíram que em 90 dias morreram mais de mil crianças, a uma média diária de 12 mortes e acusaram os financiadores do garimpo de devastarem os solos da zona diamantífera da província.

"Em aproximadamente 90 dias, já morreram mais de 1080 crianças, o que perfaz uma média de 12 mortes por dia", denuncia Joaquim Nafoia, deputado e chefe da delegação, para quem as causas dessa calamidade são “o acumulado de lixo nas ruas de Cafunfo, a falta de sistema de recolha de lixo, a falta de sistema de distribuição de agua potável e quando chove o lixo é arrastado para os rios".

A agravar a situação está o garimpo desenfreado de diamantes que devasta a mãe natureza, de acordo com a mesma fonte.

Nafoia revela que só no Cafunfo há mais de 100 libaneses e mais de 1000 cidadãos da África Ocidental, “que são testa-de-ferro de toda actividade do garimpo no Cuango, que devasta as áreas de reserva do Estado".

A acusação do deputado da UNITA estende-se a Isabel dos Santos, dona da Ascorp, a My Diamond do Carlos Sumbula e a Sodiam “que patrocinam esses esses estrangeiros e, enquanto não forem afastados, fica muito difícil acabar com a confusão do garimpo"

Frente a este “caos”, Joaquim Nafoia e os colegas parlamentares pedem ao governador da província que se demita ou que o Presidente da República o exonere.

"O dr. Ernesto Mwangala é um médico competente mas como politico é péssimo, acho que contribuiria mais para o país na medicina, e na minha qualidade de deputado e nato desta zona peço ao Presidente da República que o demita, ou que ele próprio se demita”, conclui Nafoia.

A VOA realizou uma série de reportagens sobre a situação sanitária e social no Cuango, com moradores e responsáveis religiosos a apelaram a uma intervenção urgente na região que está, segundo as suas palavras, “totalmente abandonada”.

XS
SM
MD
LG