Links de Acesso

Democrata Jones ganha assento do Senado no Alabama em revés para Trump


Doug Jones e a sua mulher Louise festejam a vitória, Dez 12, 2017, em Birmingham, Alabama.
Doug Jones e a sua mulher Louise festejam a vitória, Dez 12, 2017, em Birmingham, Alabama.

Donald Trump diz que já sabia que o seu candidato ia perder

O democrata Doug Jones venceu, na terça-feira à noite, uma disputa acirrada por um assento no Senado dos Estados Unidos no profundamente conservador Estado do Alabama, o que representa um golpe político contra o presidente Donald Trump, após uma disputa marcada por acusações de assédio sexual contra o candidato republicano, Roy Moore.

O resultado de 12 de Dezembro faz de Jones o primeiro democrata eleito para o Senado no Alabama em 25 anos e irá reduzir a já pequena maioria parlamentar dos republicanos no Senado, que passará a ser de 51 contra 49, colocando em risco a agenda de Trump e abrindo a porta para que os democratas possivelmente assumam o controle da Câmara nas eleições parlamentares do próximo ano.

O Presidente americano Donald Trump twittou sobre a derrota do seu candidato dizendo que sabia que Roy Moore não iria ganhar, que ele se esforçou mas que tinha muita coisa contra ele:

Com 99 por cento dos votos apurados, Jones tinha uma vantagem de 1,5 pontos percentuais sobre Moore. Entretanto, o republicano recusou-se a reconhecer a derrota, dizendo a partidários em Montgomery que os votos ainda estavam a ser contados e que a lei estadual convocaria uma recontagem caso a margem de diferença fosse de meio por cento.

Em entrevista à CNN, o secretário de Estado do Alabama, John Merrill, disse que é “altamente improvável” que qualquer coisa mude o resultado da eleição. “O povo do Alabama falou”, disse.

A campanha agressiva conquistou atenção nacional e dividiu o partido Republicano depois de diversas mulheres terem acusado Moore de tê-las assaltado sexualmente quando eram adolescentes e ele tinha mais de 30 anos.

Roy Moore, o juiz do escândalo sexual
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:11 0:00

XS
SM
MD
LG