Links de Acesso

27 de Maio: "Pode-se perdoar mas esquecer é difícil”


Angola Luanda 27 de Maio Nito Alves manifestação
Angola Luanda 27 de Maio Nito Alves manifestação

Nas vésperas do 27 de Maio cidadãos no Namibe apoiaram as iniciativas do presidente João Lourenço para a reconciliação com todos que foram vitimas da violência política.

Em 1977, facções do partido no poder entraram em confronto e, na sequência daquilo que o governo disse ter sido uma tentativa de golpe de estado, dezenas de milhar de pessoas foram mortas e presas.

O presidente João Lourenço anunciou o ano passado a formação de uma comissão para a implementação de um plano de reconciliação em memória de vítimas de conflitos politicos e recentemente o parlamento angolano aprovou, dentro desse espírito, a emissão de certidões de óbito de todos aqueles que foram então mortos.

No Namibe, a Voz da América, em contactos de rua com cidadãos da cidade, verificou que muitos jovens desconhecem totalmente o que se passou nessa data e enquanto outros só sabem do que se passou pelos relatos dos “mais velhos”.

Mas há também apoio nas ruas da cidade aos planos de reconciliação e muitos lamentaram a morte de dirigentes e outros que "poderiam ter dado uma contribuição ao país".

Dário Andrade disse ser “positiva” a decisão do presidente João Lourenço emprocurar a reconciliação afirmando que Angola precisa de olhar para a frente.

“Quem vive do passado são os museus”, disse.

“Devemos reconhecer o errado, pedirmos perdão uns aos outros e abrir caminho para a frente que é para andarmos”, acrescentou Dário Andrade que fez notar a este respeito a Comissão da Verdade e Reconciliação na África do Sul.

“ A África do Sul é o que é porque tem um povo unido”, acrescentou.

Um outro namibense disse que a decisão do presidente “devia ter sido tomada muito antes”.

“Isto deixou muitas sequelas em muitas famílias que perderam os seus entes queridos”, acrescentou. Por isso, disse, “isto é um buraco que nunca será tapado, pode-se perdoar mas esquecer é difícil”.

XS
SM
MD
LG