Links de Acesso

4 de Dezembro, Dia de Cabo Verde em Massachusets


Parada de Independência de Cabo Verde, New Bedford, Estados Unidos, 2013

Governador do Estado marca bicentenário da chegada do primeiro cônsul americano ao arquipélado

O governador do Estado de Massachusetts, nos Estados Unidos, proclamou o 4 de Dezembro como Dia de Cabo Verde.

O documento assinado por Charles D. Barker, e outros funcionários da Commomwealth of Massachusetts, foi apresentado publicamente na sexta-feira, 7, num evento no Consulado-Geral de Cabo Verde em Boston, para assinalar os 200 anos da chegada ao arquipélago do primeiro cônsul americano.

Proclamação Dia de Cabo Verde, Massachusetts
Proclamação Dia de Cabo Verde, Massachusetts

O dia 4 de Dezembro marca o desembarque de Samuel Hodges Jr. na então Vila de Praia Maria, hoje cidade da Praia, em 1818, dando início ao primeiro consulado dos Estados Unidos a sul do Sahara, com jurisdição para toda a África Ocidental.

Além da efeméride, que marcou o início a um longo relacionamento entre os dois países, a proclamação destaca o facto de “a maior comunidade cabo-verdiana nos Estados Unidos residir em Massachusetts”, o “enorme impacto dos cabo-verdianos que se transformaram em proeminentes figuras públicas” e “pela sua grande contribuição nas cidades” do Estado.

Parada de Independência de Cabo Verde
Parada de Independência de Cabo Verde

O bicentenário da chegada do primeiro cônsul americano a Cabo Verde foi assinalado com uma palestra sobre as relações entre os dois países e a condecoração por parte do Presidente da República de 12 personalidades pelo seu trabalho de reforço dos laços entre Washington e Praia.

As medalhas foram entregues pelo embaixador cabo-verdiano Carlos Veiga.

Em declarações à VOA, o diplomata destacou "a importância extraordinária dessa proclamação por reconhecer não só o facto de termos sido o primeiro povo a emigrar livremente para os Estados Unidos, mas também a importância da comunidade no Estado de Massachusetts e a excelência da relação entre os dois países".

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG