Links de Acesso

Dívidas ocultas: Ministro das Finanças diz que Estado foi enganado


Adriano Maleiane, ministro da Economia e Finanças de Moçambique (Foto de Arquivo)
Adriano Maleiane, ministro da Economia e Finanças de Moçambique (Foto de Arquivo)

Adriano Maleiane afirmou que quando assumiu a pasta das Finanças apenas uma das três empresas envolvidas no caso tinha as garantias do Estado inscritas ao nível do Tesouro.

O ministro da Economia e Finanças de Moçambique disse que o Estado foi enganado no conhecido caso das dívidas ocultas porquanto muitos aspectos estavam apenas no campo do conhecimento dos mentores do calote.

Ouvido nesta sexta-feira, 11, durante mais de seis horas como declarante, Adriano Maleiane afirmou que quando assumiu a pasta das Finanças apenas uma das três empresas envolvidas no caso tinha as garantias do Estado inscritas ao nível do Tesouro.

Dívidas ocultas: Ministro das Finanças diz que Estado foi enganado - 2:00
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:25 0:00

"Só a dívida da Ematum estava inscrita na Direcção Nacional do Tesouro e, por isso, o Governo encarou as outras dívidas como inexistentes”, garantiu Maleiane, acrescentando que só depois de questionar o seu antecessor ficou a saber das outras dívidas, em alusão à MAM e ProIndicus, que "eram do fórum secreto, por serem veículos operativos do SISE".

Instado a esclarecer se a legalidade das dívidas foi ou não tida em conta durante o processo de reestruturação o ministro respondeu ter havido toda a ginástica de consultas, mas esse aspecto não foi avaliado na altura.

“Pedimos parecer da Procuradoria e de instituições internacionais para interpretação do que queríamos fazer, e só depois avançamos. Mas não pedimos avaliação da legalidade para a reestruturação porque o procedimento normal não é esse. Só devíamos preparar as condições para pagar o que se estava a dever, uma vez que se tratava de um processo conduzido na boa-fé ”, referiu o ministro das Finanças.

Depois de Maleiane, as atenções do caso estão agora centradas no antigo Presidente Armando Guebuza, que será ouvido no dia 17.

O tribunal de Maputo julga desde 23 de Agosto 19 réus acusados de envolvimento no escândalo das dívidas ocultas que lesou ao Estado moçambicano cerca de 2,2 mil milhões de dólares.

XS
SM
MD
LG