Links de Acesso

Cruz Vermelha entrega reféns libertados por Boko Haram


Dez policias mulheres e três professores foram libertados

O grupo radical nigeriano Boko Haram libertou neste sábado, 10, 10 oficiais de polícia mulheres e três professores universitários e as entregou ao Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

A organização, que revelou a notícia, serviu de intermediário a pedido das partes no conflito armado na Nigéria.

"Nos satisfaz muito saber que estas 13 pessoas estão em liberdade e que poderão voltar a ver os seus parentes", disse o director regional adjunto do CICV para a África, Patrick Youssef, em comunicado.

O CICV não participou de nenhuma das negociações que conduziram à entrega das 13 pessoas.

A operação foi similar às que o CICV efectuou em Outubro de 2016 e Maio de 2017 quando transportou às meninas de Chibok.

"São muitas as pessoas desaparecidas ou que estão retidas contra vontade por causa do conflito", afirmou Youssef.

O director indicou que isso "provoca enormes sofrimento e trauma, em particular às famílias de toda a região do Lago Chade, que devem viver cada dia com a incerteza e a angústia de não saber o que aconteceu com seus parentes e nem onde estão".

"Esperamos que estas pessoas também em breve possam voltar a ver seus familiares", sublinhou aquele responsável do CICV que afirmou estar pronto para prestar serviços humanitários similares no futuro, quando assim solicitarem as partes em conflito.

XS
SM
MD
LG