Links de Acesso

Cabo Verde: Crime pode abanar turismo na Ilha do Sal


Menino brincando no mar, Cabo Verde. Foto de Zé Pereira.
Menino brincando no mar, Cabo Verde. Foto de Zé Pereira.

Empresários estão seriamente preocupados com a situação de insegurança, temem pela vida de cada um e a própria economia da ilha.

A onda de assaltos a pessoas e bens na Ilha do Sal, maioria de casos à mão armada,tem tirado o sossego e tranquilidade dos residentes, que se mostram revoltados com a situação.

Crime pode abanar turismo na Ilha do Sal
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:22 0:00

Ninguém escapa as acções dos criminosos. O caso mais recente foi o conhecido Cidadão Kula, homem da cultura, que ao reagir a um assalto foi agredido mortalmente.

Os empresários também estão seriamente preocupados com a situação de insegurança, temem pela vida de cada um e a própria economia da ilha.

Patone Lobo um conhecido empresário no ramo da hotelaria afirma que se as autoridades competentes não adoptarem outra politica, o turismo que é o maior motor económico do Sal e do país sairá prejudicado.

"Ninguém escapa aos criminosos, todos somos alvo de assaltos e agressões, já não aguentamos a este tipo de coisas. Pedimos urgentemente o reforço e melhoria da segurança ", desabafa Patone.

Aquele empresário e figura conhecida do Sal pede o engajamento de todos, com realce para as autoridades locais e centrais, no sentido de apertar o cerco à venda ilegal de bebidas e drogas, bem como na atribuição de licenças e fiscalização de horários.

O director nacional da Policia Nacional(PN), Emanuel Estaline, confidenciou à VOA que as autoridades competentes trabalham seriamente para garantir mais e melhor segurança em todas as ilhas do arquipélago.

No caso particular da ilha turística do Sal, o chefe máximo da PN fala no reforço do contingente com mais 25 agentes, e alguns oficiais, para aumentar o patrulhamento urbano, bem como o trabalho de investigação.

A vigilância marítima e área serão igualmente reforçadas, já que com a normalização da situação num determinado ponto do país, nota-se a movimentação dos criminosos de uma ilha para outra, diz o director nacional da polícia.

“Penso que a polícia tem grande responsabilidade em matéria de segurança, mas entendo que os cidadãos e as Câmaras municipais também jogam um papel importante na prevenção e reforço da segurança, daí pedirmos a estreita colaboração de todos”, destaca Estaline.

XS
SM
MD
LG