Links de Acesso

Covid-19: Um milhão de infetados em oito dias e pandemia continua a acelerar, alerta OMS


Vista aérea do cemitério da Vila Formosa em Sao Paulo, Brasil, 21 de junho, 2020
Vista aérea do cemitério da Vila Formosa em Sao Paulo, Brasil, 21 de junho, 2020

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou nesta segunda-feira, 22, que o mundo registou ontem o maior número de casos da Covid-19 num único dia, 183 mil, tendo o Brasil liderado este aumento, com mais de 54 mil infectados.

Tedros Adhanom Ghebreyesus destacou que a pandemia "continua a acelerar" no mundo, com um milhão de casos registados em apenas oito dias.

"Sabemos que a pandemia é muito mais que uma crise de saúde, é uma crise económica, social e, em muitos países, política. Seus efeitos serão sentidos durante décadas", afirmou o diretor-geral numa conferência virtual organizada em Dubai.

A advertência de Tedros Adhanom Ghebreyesus é feita no momento em que vários países entram numa uma fase de flexibilização do confinamento para reativar as suas economias.

Foram necessários mais de três meses para alcançar o primeiro milhão de casos registrados, mas agora "numa única semana um milhão de pessoas foram contagiadas em apenas oito dias”, segundo Ghebreyesus.

O diretor-geral da OMS também pediu aos governos que se preparem para futuras pandemias que podem acontecer "em qualquer país, a qualquer momento e matar milhões de pessoas porque não estamos preparados".

Até ao momento, a pandemia do novo coronavírus matou 468.724 pessoas em todo o mundo, segundo dados da universidade americana John´s Hopkins.

Os países mais afetados são Estados Unidos (119.977 mortos), Brasil (50.951), Reino Unido (42.717), Itália (34.634) e França (29.643).

O Brasil tem mais de um milhão de casos de Covid-19 e as Américas são o atual epicentro da pandemia, com 20 mil mortos no México, mais de 8 mil no Peru e mais de mil na Argentina.

XS
SM
MD
LG