Links de Acesso

COVID-19: Mais 45 casos positivos em Cabo Verde


País tem 56 casos
País tem 56 casos

O Ministério da Saúde revelou que mais 45 pessoas têm o novo coronavirus, de um total de 196 amostras enviadas ao Laboratório de Virologia da Praia.

Quatro testes aguardam o resultado.

As 45 pessoas infetadas estão todas na ilha da Boa Vista e trabalham no hotel onde foram registados vários outros casos, inclusive o primeiro, em março, um turista inglês que veio a falecer.

Em comunicado divulgado nesta quarta-feira, 15, o Ministério da Saúde acrecenta que os pacientes estavam todos em quarentena e encontram-se agora em isolamento e acompanhadas por médicos e enfermeiros.

A mesma fonte acrescenta que nenhum deles inspira cuidados especiais.

Em determinados círculos questiona-se o fato desses trabalhadores terem saído da quarentena sem antes as autoridades confirmarem se estavam ou não contaminadas.

Agora, como o próprio Ministério da Saúde reconhece, tem de fazer um trabalho de identificação de todas as pessoas com quem os infetados mantiveram contatos, o que pode indiciar um aumento ainda maior de casos positivos.

Estado de emergência

No total, o país tem atualmente 56 casos positivos, sendo 52 na turística ilha da Boa Vista, três na cidade da Praia, em Santiago, e um no Mindelo, ilha de São Vicente.

Recorde-se que o país cortou todas as ligações com o exterior e inter-ilhas e tem em vigor o estado de emergência, que, segundo o Governo e especialistas deve ser prolongado.

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, deve pronunciar-se amanhã, 16, sobre o assunto, véspera em que termina o decreto em vigor.

Fontes bem informadas garantem que, principalmente com esta nova situação, Fonseca irá prolongar o estado de emergência por mais 15 dias.

XS
SM
MD
LG