Links de Acesso

COVID-19: Líderes da União Europeia procuram consenso para a aprovação do plano de recuperação econômica 


António Costa (e), primeiro-ministro de Portugal, oferece um presente a chanceler alemã, Angela Merkel( d), num dos intervalos da cimeira de Bruxelas.
António Costa (e), primeiro-ministro de Portugal, oferece um presente a chanceler alemã, Angela Merkel( d), num dos intervalos da cimeira de Bruxelas.

Os líderes da União Europeia (UE) procuram chegar a um acordo, em Bruxelas, neste sábado, 18, em relação a um enorme plano de recuperação económica de coronavírus e um orçamento plurianual sem precedentes de dois trilhões de dólares americanos.

Neste segundo dia da primeira cimeira presencial da EU em meses, as tensões, especialmente em relação ao fundo de recuperação de coronavírus, estavam em alta.

As discussões de sexta-feira, entre os 27 líderes, que duraram até altas horas da noite, acrescentaram mais irritação quanto ao volume de gastos com a recuperação e às condições da sua distribuição.

O executivo da UE propôs 857 bilhões de dólares para o fundo de recuperação de coronavírus, na forma de empréstimos e doações para os países mais necessitados.

Itália, Moda e Covid-19
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:26 0:00

Esse financiamento é um acréscimo ao orçamento de 1,1 trilhão de sete anos que os líderes tentavam aprovar quando a COVID-19 atingiu a Europa, pela primeira vez, com consequências devastadoras.

A economia do bloco de 27 países contraiu 8,3% este ano, de acordo com as últimas estatísticas.

Cerca de 135 mil pessoas de países da UE morreram com a COVID-1

XS
SM
MD
LG