Cerca de 500 famílias de Lamego, na província central de Sofala, receberam, recentemente, material de prevenção da Covid-19, da organização Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP).
Cada conjunto entregue às 474 famílias daquela localidade rural do distrito de Nhamatanda continha um balde com torneira, sabão e cloro. Foram também distribuídas máscaras,
Patrícia Costa, uma das gestoras da ADPP, diz à VOA que a distribuição foi acompanhada de sessões de educação sobre a lavagem correta e frequente das mãos e a observância do distanciamento social.
Esta ajuda chega a Nhamatanda numa altura em que Moçambique regista 104 casos da Covid-19. O distrito não nenhum caso conhecido, mas a capital de Sofala, cidade da Beira, tem, pelo menos quatro de contaminação comunitária.
As famílias beneficiárias foram na maioria vítimas do ciclone Idai, que devastou o centro de Moçambique, em 2009. A região tem sido alvo de ataques de homens armados, que as autoridades dizem ser da auto-proclamada Junta Militar da Renamo, de Mariano Nhongo