Links de Acesso

Polícia detém seis membros da Renamo por alegado envolvimento em ataques no centro de Moçambique


Recrutas da autoproclamada Junta Militar da Renamo
Recrutas da autoproclamada Junta Militar da Renamo

A Polícia da Republica de Moçambique (PRM) capturou seis supostos guerrilheiros da autoproclamada Junta Militar da Renamo em duas operações, nos distritos de Nhamatanda e Gorongosa, na província moçambicana de Sofala, anunciou nesta quarta-feira, 8, a corporação.

Na primeira operação, foram detidos cinco integrantes, entre eles um membro da Assembleia Municipal da Renamo e presidente da Liga Juvenil do partido no distrito de Marromeu, ao desembarcar na estacão ferroviário de Dondo, quando o grupo pretendia fazer uma ligação para Macorococho, no interior de Nhamatanda, onde está implantado o campo de treino militar da Junta Militar da Renamo.

Polícia detém seis membros da Renamo por alegado envolvimento em ataques no centro de Moçambique - 2:00
please wait

No media source currently available

0:00 0:02:44 0:00

Um dos integrantes foi alvejado durante a operação de captura e encontra-se hospitalizado na Beira, enquanto os restantes quatro estão no comando provincial da PRM, de Sofala.

Ao todo o grupo era composto por 12 homens, com idades entre 34 e 40 anos, mas sete conseguiram escapar da operação policial.

Numa outra operação, em separado esta semana, a Polícia deteve um sexto membro da Renamo no distrito de Gorongosa, que disse tratar-se do responsável pela logística da autoproclamada Junta Militar da Renamo.

A policia não clarificou as circunstancias da sua detenção.

“Estes indivíduos têm vindo a protagonizar várias acções de alteração da ordem e segurança publica, nas províncias de Manica e Sofala, que tem haver com saques, homicídios, incêndios (de viaturas) e outras nas principais rodovias (a EN1 e EN6)”, disse Daniel Macuacua, porta-voz do comando da Policia de Moçambique em Sofala, em conferencia de imprensa para apresentação do grupo.

Macuacua adiantou ainda que o responsável da logística da Junta Militar da Renamo terá participado do ataque a uma ambulância na zona de Nhamapadza em Agosto, que deixou quatro feridos.

A Policia, prosseguiu, já elaborou os processos-crimes que foram tramitados às entidades competentes.

Entretanto, António Bauaze, membro da Assembleia Municipal de Marromeu pela Renamo, disse ter dirigido o processo de recrutamento dos jovens a pedido do líder da autoproclamada Junta Militar, Mariano Nhongo, para um treinamento militar em Nhamatanda.

Dos jovens recrutados, prosseguiu Bauaze, apenas um é membro da Renamo e o restante não está filiado a nenhum partido e nenhum deles treinamento militar.

“Eu estava a levar esses jovens de Marromeu e ele (Mariano Nhongo) disse para ir até Macorococho (Nhamatanda) e chegados lá ele ia mandar alguém para vir busca-los”, contou Antonio Bauaze, que se apresentou, na conferência de imprensa, com várias escoriações na cabeça.

Contudo, os supostos recrutas consideraram-se inocentes, garantido que se deslocavam para Nhamatanda sob promessa de emprego e não para treinamento militar.

A VOA tentou em vão ouvir Mariano Nhongo, líder da auto-proclamada Junta Militar da Renamo.

XS
SM
MD
LG