Links de Acesso

COVID-19: Autoridades cabo-verdianas confirmam quatro casos da variante Delta


Hospital Central Dr. Agostinho Neto, Praia, Cabo Verde

Todos os casos estão na ilha de Santiago, mas Director Nacional da Saúde admite que possa haver casos noutras partes do arquipélago

As autoridades cabo-verdianas confirmaram a presença da variante Delta da Covid-19 no arquipélago, depois de 16 amostras enviadas para o Instituto Pasteur de Dakar, das quais quatro deram positivo para a variante mais contagiosa do vírus.

O Director Nacional da Saúde, que confirmou a presença do vírus em conferência de imprensa, garantiu que o Instituto Nacional da Saúde Pública continuará a enviar amostras para Dakar, para se avaliar a evolução dos vírus no país.

Jorge Noel Barreto​ lembrou que “essa possibilidade sempre existia, não era descartada”, e, segundo ele, a variante terá entrado no arquipélago em Abril ou Maio.

Barreto reconheceu que há sempre a hipóteses de a variante ter entrado recentemente no país, prevendo, por isso, uma situação de agravamento da pandemia nos próximos tempos.

“Esperemos que não. Esperemos que a primeira hipótese seja aquela que já aconteceu”, afirmou aquele responsável da Saúde, quem avançou que todos os casos são na ilha de Santiago, mas não descartou que a variante esteja presente noutras partes do território.

Jorge Noel Barreto voltou a reforçar o apelo para o cumprimento rigoroso das medidas sanitárias e que as pessoas "se vacinem o mais rapidamente".

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG