Links de Acesso

Manica: Corrupção enraizada desvaloriza funcionários públicos


Imagem de arquivo
Imagem de arquivo

Nos primeiros dez meses deste ano, pelo menos, 20 milhões de meticais (333 mil dólares americanos) foram desviados dos cofres do Estado.

A Procuradoria Provincial de Manica alerta que a corrupção enraizada nesta quarta, 8, que o estágio enraizado da corrupção tem o potencial de desvalorizar o seriviço prestado pelos funcionários públicos.

Manica: Corrupção enraizada desvaloriza funcionários públicos
please wait

No media source currently available

0:00 0:01:25 0:00

Inácio Vumbuca, porta-voz da Procuradoria Provincial de Manica, disse que actos de corrupção “não estão a dignificar a qualidade de servidores públicos”, provando com processos-crime que alguns funcionários.

“A lei tem de ser o limite do poderes, razão pela qual sem isto pode-se cair em situações como estas (de corrupção), onde os nossos colegas eventualmente poderão ser julgados e condenados” disse Inácio Vumbuca ao avaliar a situação de legalidade em Manica.

Director da Cultura indiciado

A Procuradoria revelou que esta a investigar 23 funcionários e agentes do Estado suspeitos de desfalque e corrupção na função publica, incluindo dirigentes de topo de instituições publicas, um número recorde atingido se comparado com outros anos.

Vumbuca disse que um dos processos é contra o director provincial da cultura e turismo de Manica, Jossias Vurande, e um grupo de funcionários daquela instituição, por desvio de 1.8 milhões de meticais do erário publico.

Os outros funcionários são dos sectores da agricultura e segurança alimentar, e educação.

As autoridades dizem que a acção deles terá resultado no desvio de 20 milhões de meticais (333 mil dólares americanos) dos cofres do Estado, no período compreendido entre Janeiro a Outubro deste ano.

XS
SM
MD
LG