Links de Acesso

Coreias realizam reunião preparatória da Cimeira de Kim Jong Un e Moon Jae-in


Tongilgak, Panmunjom, local do encontro preparatório.
Tongilgak, Panmunjom, local do encontro preparatório.

As autoridades de Seul disseram que a Cimeira vai debater o desarmamento nuclear da Coreia do Norte, o que Pyongyang não confirmou

Representantes dos governos da Coreia do Norte e Coreia do Sul realizaram, hoje, um encontro de preparação da Cimeira de Chefes de Estado prevista para este mês, numa altura em que o mundo está preocupado como programa nuclear de Pyongyang.

No encontro, queteve lugar na vila fronteiriça de Panmunjom, foram discutidos aspectos relativos à segurança, protocolo e cobertura jornalística da Cimeira entreKim Jong Un (Norte) eMoon Jae-in (Sul), a 27 deste mês.

A Casa Azul, palácio presidencial da Coreia do Sul, informou que as duas partes concordaram em não divulgar o teor das discussões até o alcance do acordo final.

Noutra reunião preparatória serão discutidos aspectos relacionados com a chegada de Kim ao local da Cimeira. Foi especulado pela imprensa que o líder norte-coreano haveria de caminhar na demarcação militar num gesto simbólico.

Os dois países precisam também de decidir sobre o número de encontros que os líderes irão ter e se parte da Cimeira poderá ser transmitida em directo pela televisão.

As autoridades de Seul disseram que a Cimeira vai debater o desarmamento nuclear da Coreia do Norte, o que Pyongyang não confirmou.

Desde a guerra de 1950-53, os dois países tiveram apenas duas cimeiras.

No final de Maio, Kim Jong Un terá outro encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donaldo Trump.

XS
SM
MD
LG