Links de Acesso

Coreia do Sul: Líder Moon Jae-in diz que conflito com Norte é altamente possível


Presidente Moon Jae-in

O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, disse hoje, 17, que existe uma "alta possibilidade" de um conflito com a Coreia do Norte, que leva adiante programas de mísseis e nuclear com o argumento de que são serem necessários para se contrapor a uma agressão dos Estados Unidos.

A Reuters escreve que os comentários vieram horas depois de a Coreia do Sul, que abriga 28.500 soldados norte-americanos, dizer que deseja abrir um canal de diálogo com o vizinho do norte. Moon visa uma política dupla, envolvendo sanções e diálogo, para tentar conter os norte-coreanos.

A Coreia do Norte diz que está a desenvolver um míssil de capacidade nuclear capaz de atingir o território continental dos EUA, e ignora os pedidos para que interrompa os seus programas de mísseis e nuclear.

Pyongyang realizou o seu lançamento de míssil balístico mais recente no domingo, desafiando o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas.

"A realidade é que existe uma alta possibilidade de um conflito militar na NLL (Linha de Limite do Norte, na sigla em inglês) e na linha de demarcação militar", disse Moon, segundo a Casa Azul, a residência presidencial sul-coreana.

Ele também disse que os recursos nucleares e de mísseis do Norte parecem ter progredido rápido recentemente, mas que o Sul está pronto e capacitado para reagir caso o Norte ataque.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG