Links de Acesso

Coreia do Norte dispara outro míssil que sobrevoa o Japão


Kim Jong Un
Kim Jong Un

Conselho de Segurança das Nações Unidas reúne-se hoje

A Coreia do Norte lançou um novo míssil a partir de uma área próxima da capital Pyongyang, que sobrevoou o Japão e caiu no Oceano Pacífico, disseram nesta sexta-feira, 15, na hora local autoridades japonesas e sul-coreanas.

Em comunicado, o Comando de Defesa Aeroespacial dos EUA (Norad) disse tratar-se de um míssil balístico de alcance intermediário, que não ofereceu riscos a Guam ou aos Estados Unidos, e que o lançamento ocorreu a partir das proximidades de Sunan.

Os cidadãos japoneses foram alertados para ficarem longe de qualquer material que possa ser destroço de míssil.

O Conselho de Segurança da ONU volta a reunir-se na tarde desta sexta-feira para discutir esta nova acção desafiadora da Coreia do Norte, depois de o órgão ter imposto novas sanções contra Pyongyan devido ao lançamento de um míssil.

O gabinete presidencial sul-coreano também convocou imediatamente uma reunião do Conselho de Segurança Nacional.

As tropas do país realizavam um treino de mísseis balísticos no Mar do Japão em resposta à provocação anterior do vizinho do norte.

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, estava na India e decidiu regressar ao país.

O chefe de gabinete, Yoshihide Suga, disse que o Japão quer considerar diversas formas de resposta ao lançamento, e que ele foi problemático para a segurança dos aviões, porque ocorreu sem aviso.

A Casa Branca revelou que o Presidente americano Donald Trump, foi informado sobre o lançamento.

No dia 28 de Agosto, a Coreia do Norte lançou um míssil balístico que sobrevoou o Japão, numa trajetória semelhante ao lançado nesta sexta-feira, e que também caiu no Oceano Pacífico.

XS
SM
MD
LG