Links de Acesso

Coronavírus força o cancelamento de reuniões importantes da ONU antes da cimeira climática


A Organização das Nações Unidas cancelou reuniões em Bona, na Alemanha, e noutros lugares antes da cimeira climática crucial da ONU a ser realizada em Glasgow, Escócia, em novembro, devido ao surto de coronavírus, reporta a Reuters.

“Esta medida excepcional visa conter a disseminação do COVID-19 e salvaguardar a saúde e a segurança dos participantes das reuniões da UNFCCC em Bona e em outros lugares”, disse Patricia Espinosa, secretária-executiva da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês).

O secretariado da UNFCCC não realizará nenhuma reunião física em Bona ou qualquer outro lugar entre 6 de março e o final de abril, afirmou ela em comunicado.

Espera-se que a cimeira de Glasgow em novembro seja a mais importante das negociações climáticas desde o acordo de Paris em 2015.

Preocupações com a disseminação do coronavírus levaram ao cancelamento de dezenas de grandes eventos globais. Nesta semana, organizadores cancelaram a conferência de energia CERAWeek, uma das maiores reuniões globais de ministros do Petróleo e altos executivos em Houston.

Jennifer Tollmann, consultora de políticas do grupo internacional de especialistas em mudanças climáticas E3G, disse que a reunião programada para Bona, em março, era uma sessão preparatória altamente técnica, que deve ser mais fácil de realizar por videoconferência do que uma reunião muito maior que ocorrerá em Bona em junho.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG