Links de Acesso

Congressistas avisam administração Trump para não retirar de África


Um soldado de forças especiais americanas num treino com colegas africanos
Um soldado de forças especiais americanas num treino com colegas africanos

Congressitas Republicanos e Democratas tornaram claro à administração Trump que se opõem a uma retirada de forças americanas do continente africano.

A cadeia de televisão americana NBC noticiou que o Senador Republicano Lindsey Graham e o Democrata Chris Coons tornaram claro ao Secretário de Defesa Mike Esper que não apoiarão nenhuma retirada de forças americanas de África como defendido por alguns membros da administração Trump.

Segundo a NBC no encontro Graham “avisou Esper que haveria consequências se o Pentágono retirar todas as tropas do continente”.

Uma porta voz do Pentágono disse que “o Secretário (de Defesa) teve uma conversa produtiva com membros bi partidários e das duas câmaras do Congresso sobre o futuro da presença de uma força americana na África Ocidental”.

O encontro deu-se no fim de semana na Alemanha à margem da Conferência de Segurança em Munique e presume-se que a questão poderá ter sido abordada com os congressistas americanos por países envolvidos na luta em África contra extremistas islâmicos.

O Pentágono está actualmente a fazer uma revisão da presença militar americana em redor do mundo e a possibilidade de uma retirada das forças em África causou alarme em vários países africanos e na França que mantem vários milhares de soldados a combaterem na África ocidental.

A França considera o apoio logístico e de informações americano de essencial para as suas operações.

De acordo com a NBC os cognressitas disseram a Esper que os Estados Unidos não podem abandonar um seu aliado chave na luta na àfrica ocidental

Já o ano passado Graham e Coons tinham enviado uma carta ao presidente Trump apelando a que não sejam retiradas tropas de África

“Qualquer retirada ou redução irá provavelmente resultar num aumento da violência extremistas no contiente”, disse a carta acrescentando que uma retirada “irá também abandonar os nossos parceiros e aliados na região”

Desconhece-se ao certo o número de tropas americanas em África mas calcula-se que seja em redor de 6.000 espalhados por todo o continente, incluindo 500 membros de forças especiais.

Os Estados Unidos operam uma nova base de “drones” em Agadez no Niger que tem jogado um papel importante nesse apoio á França.

“Drones” tem jogado também um papel importante na luta contra a Al Shabab na Somália. Os Estados Unidos têm membros de forças especiais estacionados em Djibouti de onde operam também os “drones” e onde estão estacionados milhares de soldados americanos

O Pentágono quer aumentar a presença de forças na zona do Pacifico para fazer frente ao que vê como uma crescente ameaça da China e para isso deseja reduzir a sua presença nutra partes do mundo

XS
SM
MD
LG