Links de Acesso

Comissão ministerial angolana vistoria situação de refugiados da RDC


Refugiados no centro de Mussungue, província da Lunda Norte
Refugiados no centro de Mussungue, província da Lunda Norte

Uma comissão interministerial avalia na província angolana da Lunda Norte as condições dos refugiados da República Democrática do Centro (RDC), cujo número ultrapassa os 23 mil.

A delegação é chefiada pelo ministro da Reinserção Social, Gonçalves Mwandumba, e integrada por vários secretários de Estado.

A avaliação da situação dos refugiados da Lunda Norte está a ser monitorada pelas Nações Unidas.

Delegação do govenro averigua situação de refugiados da RD na Lunda Norte - 3:56
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:56 0:00

Ontem, a Comissão Interministerial esteve no Município do Lovuo, onde estão a ser criadas as condições para albergar, em definitivo, todos os refugiados que se encontram nos campos provisórios de Cacanda ede Mussungue.

O Director Provincial da Lunda Norte da Saúde, José Gime Nhunga, igualmente membro da comissão multisectorial de apoio aos refugiados, criada por despacho do governador daquela província, Ernesto Mwangala, disse á VOA que diariamente chegam refugiados em estado de saúde muito debilitado.

Entretanto, no encontro mantido com a Comissão Interministerial, o governador da Lunda Norte, Ernesto Mwangala, manifestou a necessidade de um encontro com os seus homólogos das províncias vizinhas da RDC para com eles debelarem a situação prevalecente de refugiados provenientes daquelas regiões.

XS
SM
MD
LG