Uma comissão interministerial avalia na província angolana da Lunda Norte as condições dos refugiados da República Democrática do Centro (RDC), cujo número ultrapassa os 23 mil.
A delegação é chefiada pelo ministro da Reinserção Social, Gonçalves Mwandumba, e integrada por vários secretários de Estado.
A avaliação da situação dos refugiados da Lunda Norte está a ser monitorada pelas Nações Unidas.
Ontem, a Comissão Interministerial esteve no Município do Lovuo, onde estão a ser criadas as condições para albergar, em definitivo, todos os refugiados que se encontram nos campos provisórios de Cacanda ede Mussungue.
O Director Provincial da Lunda Norte da Saúde, José Gime Nhunga, igualmente membro da comissão multisectorial de apoio aos refugiados, criada por despacho do governador daquela província, Ernesto Mwangala, disse á VOA que diariamente chegam refugiados em estado de saúde muito debilitado.
Entretanto, no encontro mantido com a Comissão Interministerial, o governador da Lunda Norte, Ernesto Mwangala, manifestou a necessidade de um encontro com os seus homólogos das províncias vizinhas da RDC para com eles debelarem a situação prevalecente de refugiados provenientes daquelas regiões.