Links de Acesso

Colégio Eleitoral deverá confirmar vitória de Trump segunda-feira


Os 538 membros do Colégio Eleitoral dos Estados Unidos reúnem-se Segunda-feira para escolher o próximo presidente dos Estados Unidos.

Os membros do Colégio Eleitoral reúnem-se a nível estadual e de acordo com a prática seguida votam pelo candidato que venceu a eleição no seu estado.

Há muito portanto que a reunião dos membros do Colégio Eleitoral não passa de uma formalidade destinada a confirmar o vencedor da votação.

Esta reunião dá-se num momento conturbado com acusações de que a Rússia violou os comutadores do Partido Democrático e de vários dos seus dirigentes para favorecer Donald Trump.

O Presidente Barack Obama ordenou aos serviços de informações para preparem um relatório sobre as alegações. Esses serviços, como a CIA e o FBI, já disseram que a violação dos comutadores foi feita pela Rússia.

Ao mesmo temo o facto de Hillary Clinton ter vencido o voto popular e declarações controversas de Donald Trump têm levado a apelos para os os membros do Colégio Eleitoral se recusem a votar por Trump.

Electoral College
Electoral College

As eleições americanas são levadas a cabo a nivekl estadual e não nacional com cada estado e o número de membros é igual ao numero de membros da Câmara dos Representantes e do Senado que cada estado possui.

Os membros do Colégio Eleitoral não são obrigados a votar pelo vencedor da eleição no seu estado e pelo menos um dos membros já disse que não respeitará os resultados do seu estado e não vai votar por Donald Trump.

Analistas não esperam contudo que os apelos tenham qualquer feito pratico e Donald Trump deverá ser confirmado como presidente.

Trump tem 290 votos contra 232 de Hillary Clinton

O novo presidente toma posse a 20 de Janeiro

XS
SM
MD
LG