Links de Acesso

Chuva ameaça centenas de famílias de Nampula


Cheias em Nampula, Moçambique (fioto de arquivo)

Nos postos administrativos de Muatala e Muhala, nesta cidade, anualmente, pouco mais de 300 famílias são afectadas pela chuva.

As autoridades municipais de Nampula enfrentam dificuldades para retirar as famílias residentes nas zonas ribeirinhas, que são de constante risco de cheias e inundações.

Chuva ameaça centenas de famílias de Nampula
please wait

No media source currently available

0:00 0:03:30 0:00

As famílias alegam que nas novas zonas, as autoridades não disponibilizam serviços básicos.

O início da época chuvosa 2018-19 já mostra sinais doeaumento de riscos.

No último domingo, por exemplo, a chuva destruiu a ponte sobre o rio Muhala, que estava em reabilitação.

Nos postos administrativos de Muatala e Muhala, nesta cidade, anualmente, pouco mais de 300 famílias são afectadas pela chuva.

“O Conselho Municipal da Cidade de Nampula trabalha nos bairros propensos a cheias e inundações para identificar as famílias que serãoretiradas,” diz Guillherme Jarahane vereador da área social.

Neste processo, afirma Jarahane, prioridade é dada sempre às pessoas mais carenciadas, que serão colocadas nas áreas de expansão, e foi identificado o posto administrativo de Natikir.

Plano de emergência

Mas Felizardo Cipriano de 38 anos de idade, que vive nas imediações do rio Muatala e viu a sua casa destruída pela chuva, não concorda.

Consciente do sofrimento na época chuvosa, Cipriano diz que a solução não é retirar as pessoas. Ele acha que o município deve construir um sistema de drenagem para impedir que a água invada as casas.

O vereador Jarahane anuncia que o município tem um plano de emergência orçado em mais de um milhão de meticais que será esta semana apresentado a assembleia municipal para aprovação.

Além de retirar as famílias para zonas consideradas seguras, o plano prevê apoio material em casos mais críticos.

Como resultado da época chuvosa em Nampula, várias famílias perdem as suas casas e campos de cultivo. Também nesta época é propensa a eclosão de doenças diarreicas.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG