Links de Acesso

Chivukuvuku apoia lei de regalias a ex-presidentes


Abel Chivukuvuku, líder da CASA-CE
Abel Chivukuvuku, líder da CASA-CE

Controversa lei apoiada tambem por advogado constitucionalista e por um analista

O líder do segundo maior partido da oposição angolana, Abel Chivukuvuku, defendeu a proposta de lei do MPLA dando regalias e o título de presidente emérito ao presidente cessante José Eduardo dos Santos.

Chivukuvuku denfe de lei de regalias para ex presidentes - 19:53
please wait

No media source currently available

0:00 0:19:53 0:00

A proposta de um estatuto especial para o Presidente Eduardo dos Santos quando este abandonar o poder está a causar enorme controvérsia nos círculos políticos angolanos.

Mas o presidente da CASA CE disse que existia uma “lacuna” na legislação para proteger e garantir a segurança física e económica de antigos presidentes.

“É algo necessário e normal em todas as sociedades democráticas para que haja serenidade, transmita-se confiança e segurança para aqueles que tiveram um determinado papel em determinado tempo e que quando saiem precisam que o estado lhes garanta segurança, tranquilidade mas sobretudo dignidade”, disse Chivukuvuku para quem a questão das regalias previstas “é o menos importante”.

“O mais importante é transmitir confiança, segurança e sobretudo dignidade para aqueles que desempenharam determinadas funções”, acrescentou afirmando ainda que isso é necessário “para transmitir confiança ao país”.

O parlamento angolano adiou para a próxima semana a sétima e oitava sessões plenárias cujo ponto mais alto da discussão, tem que ver com a lei orgânica sobre o regime jurídico dos ex-presidentes e ex-vice-presidentes da república que prevê o titulo de “Presidente Emérito” para os ex presidentes acompanhado de diversas regalias.

A porta-voz da assembleia nacional, Emília Carlota Dias, precisou que
o cancelamento das sessões se deveu a questões técnicas registadas na
plataforma informática do Parlamento, o que impossibilitou que os deputados tivessem acesso á documentação necessária para a discussão
e votação.

A proposta de lei orgânica sobre o regime jurídico dos ex-presidentes
e ex-vice-presidentes da república, é uma iniciativa do grupo
parlamentar do MPLA, e tem causado muita polémica, entre a sociedade
angolana, com acessos debates nas redes sociais e em círculos
políticos.

O desabafo que mais atenção chamou foi feito pela filha do
primeiro presidente da República Popular de Angola, a deputada Irene
Neto, que questionou as regalias que se pretendem atribuir ao actual
presidente e sua família, quando cessarem o seu mandato.

A deputada diz não concordar com o seu partido, que afirma, na
introdução do assunto, que será a primeira vez que Angola vai ter
um presidente cessante.

Para Irene Neto, é contudo compreensível que, com a "retirada do atual
Presidente da República, perante uma conjuntura de grande desgaste",
se criem medidas cautelares e preventivas "para a garantia da
segurança e da estabilidade da sua pessoa e dos seus familiares".

O deputado MPLA João Pinto desmentiu rumores que o título de “emérito” tivesse como objectivo dar poderes ao presidente cessante, mas reconheceu que o diploma “não foi muito feliz” porque “não clarificou o regime do presidente emérito”.

“Não se está a dizer que o presidente emérito é um actual presidente”, disse acrescentando que o esclarecimento poderá ser feito na comissão de especialidade do parlamento.

“Proteger o presidente Eduardo dos Santos ou futuros presidentes é um dever, é um imperativo”, disse João Pinto que reconheceu que uma justa pergunta é saber “ se a lei ignora o precedente da viúva do presidente Neto”.

“O presidente Neto não exerceu um mandato mas o presidente Neto é o fundador da nação e a reivindicação que está a ser muito propalada para mim não tem razão de ser polémico”, disse o deputado do MPLA para quem os direitos da família Neto estão protegidos

O politólogo Alberto Cafussa por seu turno também defendeu o projecto de lei afirmando que antigos dirigentes “não devem ficar desprotegidos”.

“Isso não é algo exclusivo a Angola”, afirmou o analista.

O constitucionalista Esteves Hilario considerou por seu turno que a proposta de lei “não é um estatuto especial e vem simplesmente concretizar uma norma da constituição”, mas criticou contudo o facto de esta regulamentação ter sido efectuada muito tardiamente.

“Acho que isto podia ter sido discutido numa ocasião em que os ânimos políticos estivessem mais serenos”, acrescentou.

XS
SM
MD
LG