Links de Acesso

Poluição da água atinge nível de crise na China


امریکہ نے فٹبال ورلڈ کپ کےاپنے پہلے میچ میں افریقی ملک گھانا کو ایک کے مقابلے میں دو گول سے شکست دے دی۔
امریکہ نے فٹبال ورلڈ کپ کےاپنے پہلے میچ میں افریقی ملک گھانا کو ایک کے مقابلے میں دو گول سے شکست دے دی۔

Governo de Pequim decidiu publicar relatórios mensais sobre a qualidade de água, após recentes vagas de poluição do ar e dos rios

Na China a asfixiante poluição tem manchete na imprensa ultimamente, mas um outro problema de preocupação ambiental tem sido a poluição da água.

William Ide correspondente da VOA em Pequim tem acompanhado os debates em torno da qualidade de água na China e diz que quando um rio na província de Shanxi no nordeste da China foi contaminado por produtos químicos, foram preciso 5 dias para as autoridades reconhecerem e reportar o incidente.

E apesar da desculpa formal do edil e da demissão dos responsáveis da fábrica provocou a poluição, a descarga acabou por afectar a água e várias cidades que ficavam no ponto da zona da poluição. O caso arrasou com a credibilidade do governo perante a opinião pública.

Dados oficiais indicam que na China ocorrem 1700 acidentes por ano de poluição, e 40 por cento dos rios chineses estão altamente poluídos. E problema não se coloca apenas a poluição de fontes de água natural como também a sua escassez.
A cidade de Pequim é um dos lugares onde o debate sobre a qualidade e quantidade de água tornou-se numa questão séria.

Zhao Feihong é pesquisadora de água na Associação Sanitária de Pequim.

“De mais de 100 rios que existem actualmente em Pequim, apenas dois ou três podem ser usados para uso doméstico, e são os que o governo está a proteger. São dos que podemos usar, os restantes dos rios se não secaram ainda, estão poluídos pelas descargas dos esgotos.”

Zhao Feihong e o seu marido – que é também pesquisador de água – estiveram recentemente no centro de atenção, tanto na internet como na imprensa estatal, depois de terem confessados que há 20 anos que não bebem e usam para lavar a boca, a água canalizada de Pequim.

A história desse casal despertou a atenção, e a partir deste mês o governo da cidade começou a publicar relatórios sobre a qualidade de água. Zhao Feihong considerou esta acção de um passo positivo, especialmente porque a qualidade da água sempre foi um segredo de estado na China. A mesma acrescentou que a medida não era suficiente, e que em vez do público ficar a saber da qualidade da água, deviam igualmente conhecer o que fazer de imediato no caso de haver a contaminação da fonte de água que usam para beber.
XS
SM
MD
LG