Links de Acesso

China regista crescimento de comércio com a Coreia do Norte


Porto de Tianjin, China. Foto de arquivo

…apesar das sanções das Nações Unidas e criticas dos Estados Unidos.

A China diz que as trocas comerciais com a Coreia do Norte floresceram no primeiro semester deste comparado ao mesmo período do ano passado.

Segundo as autoridades alfandegárias chinesas, o crescimento das trocas comerciais foi na ordem de 10,5 por cento entre Janeiro e Junho e atingiu 2.5 mil milhões de dólares. As exportações subiram em 29,1 por cento.

Estes números poderão aumentar os pedidos para que as autoridades de Pequim pressionem Pyongyang, seu aliado diplomático e económico, a terminar o seu programa nuclear e de teste de misseis.

Na semana passada, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou o comércio da China com a Coreia do Norte, afirmando que cresceu "quase 40%", no primeiro trimestre deste ano.

Mas o porta-voz da Alfândega Huang Songping insistiu que a China aplica as sanções das Nações Unidas contra a Coréia do Norte, citando números que mostram uma queda de 13,2 por cento nas importações do regime durante o mesmo período, com acentuadas reduções mensais desde março.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG