Links de Acesso

Casos de tuberculose duplicaram em Malanje


Angola Malanje Hospital Sanatório
Angola Malanje Hospital Sanatório

As infecções de tuberculose duplicaram este ano na província de Malanje, comparativamente ao igual período do ano 2019, anunciou o director-geral do Hospital Sanatório Provincial, Manuel Adelino dos Nascimento.

A unidade de referência na cidade capital da província internou de Janeiro a Dezembro mais de 500 infectados, incluindo doentes com doenças associadas.

Quarenta e sete pacientes que deixaram de tomar os antituberculose voltaram a ser internados, o que aumentam as possibilidades de novas contaminações nas comunidades.

Adelino do Nascimento director do Hospital Sanatório de Malanje
Adelino do Nascimento director do Hospital Sanatório de Malanje

" Nós temos doentes que são internados em condição de abandono, porque começam o tratamento, mas num dado momento ele sente-se que já está bem ...(e) abandonam o tratamento”, disse.

“Depois regressa à nossa unidade num estado extremamente grave e que muitas vezes não temos capacidade de recuperação-lo e morrem”, disse

"Nesta altura nós estamos em torno de 7,8% (47 doentes) dos doentes que são internados são em condições de abandono",acrescentou .

O Ministério da Saúde para garantir o diagnóstico e tratamento precoce dos enfermos com o bacilo de coch introduziu nova estratégia que é seguida pelas autoridades sanitárias locais.

Isso implica “captar a maior parte dos doentes nas consultas externas .... Porque muitos dos doentes são positivos mais iam para a casa", disse

Malanje - Hospital Sanatório
Malanje - Hospital Sanatório

Quarenta e cinco doentes morreram em 2019 naquele Hospital com capacidade de internamento de 68 pessoas

Há medicamento para os pacientes internados e para as consultas ambulatórias.

O deficit de técnicos especializados preocupa o governador provincial, Norberto Fernandes dos Santos, que esteve no estabelecimento sanitário.

O governador disse que " o Ministério da Saúde tem um contracto com o governo cubano para que possam vir outra vez médicos cubanos de especialidade..

XS
SM
MD
LG