Links de Acesso

Tuberculose é a terceira causa de morte em Angola


Em 2017 registaram-se mais de 51 mil casos

A tuberculose provocou a morte de 1.373 pessoas nos últimos dois anos em Angola, de um total de 58.619 casos, revelou o secretário de Estado para a Saúde Pública.

José da Cunha, que falava num evento em Luanda nesta sexta-feira, para marcar o Dia Mundial da Tuberculose que se assinala amanhã, 24, disse que é a terceira causa de mortes, depois da malária e dos acidentes de trânsito.

Em 2017, registaram-se 51.805 novos casos, dos quais 6.784 eram crianças menores de 15 anos, cerca 13 por cento do total.

"Vamos reforçar a estratégia do 'Tratamento Directamente Observado - DOTS' na rede de serviços de atendimento de doentes e também na comunidade, em colaboração com outros departamentos ministeriais, organizações da sociedade civil, militares, os indivíduos e as famílias, a fim de obtermos o envolvimento de todos na luta contra a tuberculose", garantiu o governante, assegurando que a luta contra a tuberculose “é uma das prioridades de saúde pública”.

Entretanto, o coordenador do Programa Nacional de Combate à Tuberculose, Ambrósio Dissadidi, ressaltou que anualmente espera-se entre os 90 e 100 mil novos casos, mas o total nunca ultrapassou os 60 mil casos.

Fórum Facebook

XS
SM
MD
LG