Links de Acesso

Cidadãos recrutados nos Congos apresentados como elementos da FLEC


Imigrantes ilegais expulsos de Cabinda
Imigrantes ilegais expulsos de Cabinda

Os serviços da Casa Militar da Presidencia da República em Cabinda estão a recrutar cidadãos nos dois Congos para serem apresentados como elementos da FLEC.

A denúncia é de activistas cívicos locais, que apresentam nomes de supostos funcionários da Casa Militar envolvidos nos actos.

Alexandre Kuanga, da Associação Desenvolvimento da Cultura e dos Direitos Humanos de Cabinda, diz que a governadora local perdeu quase o controlo da província, que segundo os activistas civicos está hoje completamente militarizada.

Alexandre Kuanga, falando em nome da Associação Desenvolvimento da Cultura e dos Direitos Humanos de Cabinda, garantiu à VOA que a governadora de Cabinda perdeu praticamente o controlo da província, sendo neste momento controlada por militares.

Kuanga denunciou que um dos fomentadores da imigração ilegal, para a província é propria Casa Militar.

''Eles recrutam cidadãos nos dois Congos; quando chegam a Cabinda são apresentados como elementos da FLEC, mas depois do processo terminar, são expulsos como imigrantes ilegais", disse Kuanga.

O activista assegurou que a situação de Cabinda tende a gravar-se, porque a perseguição aos ativistas e todos aqueles que pensam diferente de quem governa piorou.

Outra situação denunciada pela associação de ativistas é cidadania.

De acordo com os activistas, em Cabinda quando há uma detenção são logo conotados com a FLEC, enquanto noutros sitios quando um activista é preso é tratado como cidadão.

XS
SM
MD
LG