Links de Acesso

Carvão vegetal contrabandeado no Namibe


Autoridades no Namibe dizem não ter meios para proteger florestas.

As autoridades no Namibe afirmam estar surpreendidas com a exportação ilegal de carvão vegetal por garimpeiros, disse o responsável do Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF), no Namibe, Pedro Tchivela Joaquim, durante um debate público na Rádio Namibe.

please wait

No media source currently available

0:00 0:02:41 0:00
Faça o Download

“O alerta veio dos colegas dos países SADC durante um fórum internacional” revelou, mas, segundo disse, o departamento que dirige enfrenta a falta de meios para uma fiscalização mais eficaz e actuante no interior da província.

Tchivela disse ainda que os garimpeiros no processo de exportação ilegal do carvão vegetal para os países da SADC utilizam o retorno dos contentores vazios, no porto do Namibe.

As chamadas árvores pau-ferro e mutuaty são as mais cobiçadas pelos garimpeiros na produção de carvão vegetal e há risco de um frote impacto ambiental devido a esta actividade.

Por outro lado, para Mendes de Carvalho, analista político da Rádio Namibe, a exportação ilegal de carvão vegetal na província do Namibe por garimpeiros é um desperdício flagrante para os cofres do Estado.

XS
SM
MD
LG